Cerca de 2 mil alunos da rede municipal passam por teste sorológico da Covid-19

Fotos: Divulgação/PMG

Segundo a Prefeitura de Guarulhos, 86,53% dos testes rápidos realizados foram negativos para o vírus

No último sábado (17) alguns alunos da rede municipal de ensino passaram por testagem sorológica no CEU Continental. O objetivo das Secretarias da Educação e Saúde é levantamento de dados e mapeamento da evolução da pandemia de Covid-19 em escolas.

Foram disponibilizados dois mil testes para crianças matriculadas no Ensino Fundamental e a retomada presencial pós recesso escolar. Segundo informou a Prefeitura nesta segunda-feira (19) 86,53% dos testes rápidos realizados foram negativos para Covid-19.

Retorno às aulas presenciais

A Secretaria de Educação de Guarulhos lançou na última semana o documento Orientações Pedagógicas para o Retorno às Aulas Presenciais Durante a Pandemia no 2º Semestre de 2021, disponível neste link.

O documento tem como base a publicação do decreto municipal 38.201/2021, que prevê a retomada de aulas e demais atividades presenciais na rede pública e nas instituições privadas de ensino com o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas.

O documento também faz observações em relação à capacidade física das unidades escolares como base para o planejamento das atividades presenciais, admitindo-se o escalonamento de horários de entrada, saída e intervalos.

Além disso, as orientações destacam a importância das medidas de proteção pessoal, como o distanciamento físico, evitar ambientes lotados, higiene das mãos, etiqueta respiratória, uso de máscara, dentre outras formas de prevenção.   

O retorno presencial continua sendo facultativo aos alunos. No caso de escolha de permanência no ensino remoto, as crianças devem realizar as propostas do programa Saberes em Casa com o envio das atividades para garantir a comprovação das horas letivas.