CEU Continental recebe mutirão de testes para Covid-19 quinta e sexta

Foto: SESI/Vinicius Magalhaes/Direitos Reservados

Guarulhos promove até o final do mês três edições do mutirão de testes rápidos para identificar Covid-19

Nesta quinta e sexta-feira (15 e 16), o CEU Continental, localizado na Avenida Maria Gebin de Morais nº 867, no Parque Continental II, recebe a segunda edição da testagem do novo Coronavírus, que será realizada das 9 às 15h.

Podem participar as pessoas assintomáticas (sem sintomas) e com idade superior a dois anos de idade, mediante a apresentação de documento identidade e cartão SUS. O exame é feito por meio de uma picada no dedo e o resultado fica pronto em aproximadamente 40 minutos.

Na semana passada, nos dois dias de testagem realizada no Bosque Maia, foram efetuados 3.987 exames, dos quais 689 apresentaram resultado positivo para o novo Coronavírus (17,28%). Para a promoção desta segunda rodada do mutirão, Guarulhos recebeu 20 mil testes do Ministério da Saúde.

Provenientes do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fiocruz, eles identificam as imunoglobulinas IgG, que aponta se a pessoa já teve contato com o novo Coronavírus e também a IgM, que mostra a presença do vírus ativo no organismo no momento da coleta.

Das 3.987 pessoas testadas no Bosque Maia, 69 foram diagnosticadas com IgM reagente – vírus ativo no organismo, o que não significa, necessariamente, que o infectado irá desenvolver a doença, porque a maioria dos casos não apresenta sintomas.

Outros 468 tiveram IgG positivo, contato mais antigo com o vírus, e em outras 152 o exame apontou a presença das duas imunoglobulinas (IgG e IgM), o que significa que a infecção está em período de transição, ou seja, deixando de ser ativa.

Novos Mutirões com horário das 9h às 15h

  • Nos dias 22 e 23, a testagem será realizada no CEU Bonsucesso, situado na avenida Paschoal Thomeo s/nº – Bonsucesso.
  • E em 29 e 30 de outubro, acontece no CEU Paraíso/Alvorada, localizado na rua Dom Silvério, s/nº – Vila Paraíso.