Coleta de assinaturas para referendo em Defesa da Proguaru segue até 19 de julho

Foto: Michel Wakin/Guarulhos Online

Para aderir é necessário portar RG e título de eleitor

A Comissão dos Trabalhadores em defesa da Proguaru iniciou a cerca de um mês uma campanha de coleta de assinaturas para um referendo. A meta é chegar a mais de 9 mil assinaturas que possibilitem a reversão da aprovação da lei que extingue a empresa.

  • Entenda o referendo da Proguaru aqui.

Em 21 de dezembro de 2020, foi aprovada pela Câmara de Guarulhos a lei Lei nº 7.879, que autoriza o Poder Executivo a adotar providências necessárias à dissolução, liquidação e extinção da Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A.

A data marcada para o encerramento da empresa é 31 de dezembro de 2021 e até lá, parte dos trabalhadores da empresa tem rodado a cidade em busca de apoio. Entre os apoiadores estão professores e gestores, igrejas, forças sindicais e munícipes.

Segundo os organizadores, a cidade parece ter abraçado a causa, e a campanha conta com o apoio em massa da população guarulhense. A coleta tem acontecido em feiras, escolas, UBS, comércios, escritórios políticos, associações de bairro e ações de rua. 

Ainda conforme os funcionários, já são milhares de assinaturas colhidas, e centenas de folhas de coletas espalhadas em mais de 80 pontos. A estimativa é fazer o recolhimento das folhas até o dia 19 deste mês e após contabilizar as assinaturas.

O próximo passo é a entrega do documento ao Presidente da Câmara Municipal, Fausto Martello (PDT). O movimento em defesa da Proguaru acredita que vai conseguir realizar o primeiro referendo municipal da história, com objetivo de evitar o fim da empresa.

*Atualizado às 16h06 de 13/07