22.1 C
Guarulhos
dom, 24 out 2021
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Contra extinção, funcionários da Proguaru seguem com paralisação nesta terça-feira (21)

- PUBLICIDADE -

Grevistas se reunirão às 10h na Praça Getulio Vargas pelo segundo dia consecutivo e seguem tentando expandir a adesão a greve

O primeiro dia de greve da Proguaru teve adesão de pelo menos 1,2 mil trabalhadores. A contagem foi feita pelo sidicato da categoria (STAP) em assembleia realizada nesta segunda-feira (20) em frente ao Paço Municipal.

A concentração começou às 09h, por volta 13h o grupo saiu em caminhada até a Praça Getúlio Vargas. Debaixo de sol e um calor de 33° os manifestantes passaram pela Avenida Monteiro Lobato e adjacentes e pararam no cruzamento com a Av. Paulo Faccini com faixas e cartazes pelo referendo municipal e contra extinção.

Na sequência caminharam até o ponto final de concentração, no centro da cidade para aguardar o resultado de uma audiência judicial online entre o STAP, a diretoria da Proguaru e o Tribunal do Trabalho marcada para às 14h.

Segundo o sindicato, uma nova audiência foi marcada para próxima quinta-feira (23) para definir os rumos da legalidade da greve que contesta a extinção da Proguaru programada para até o fim deste ano, a prefeitura foi convocada para participar desta reunião.

Conforme divulgou a comissão de trabalhadores Em defesa da Proguaru a maior parte das adesões à greve está nas funções de portaria e limpeza de escolas municipais e ao menos 100 unidades têm até cem por cento dos funcionários paralisados.

No entanto, a prefeitura teria pedido à justiça para incluísse a educação como serviço essencial para limitar em 50% a adesão, mas o recurso ainda não foi julgado e até lá todo o quadro de funcionários da Proguaru em escolas poderá aderir ao movimento grevista.

Por volta das 17h, após a audiência,  o diretor do sindicato Pedro Zanotti Filho em nova reunião com os trabalhadores afirmou que governo municipal está irredutível em fechar a empresa antes do prazo final. Nesta segunda estava marcado o pregão de abertura de quatro licitações da administração municipal para execução de serviços operados pelo Proguaru.

VEJA TAMBÉM

BOLETIM COVID GUARULHOS

REDES SOCIAIS

28,959FãsCurtir
10,600SeguidoresSeguir
5,103SeguidoresSeguir
2,760InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS