Decreto quer evitar ‘lazer’ nos supermercados de Guarulhos

Foto: Márcio Lino/PMG

A medida foi publicada no Diário Oficial do município e limita a ida às compras em apenas uma pessoa por família

Os supermercados de Guarulhos devem limitar a entrada de público no interior das lojas até pelo menos o fim da fase emergencial do Plano São Paulo. A fase mais restritiva da quarentena segue até 11 de abril e esse tipo de serviço essencial passou a contar com novas regras desde a semana passada.

“O governo estadual fez o Plano São Paulo, e a gente tem que obedecer, não pode ser mais amplo, pode ser mais restritivo,” reforçou Guti. Conforme o prefeito, a medida visa evitar “lazer” dentro dos supermercados, já que sem parques e shoppings as pessoas tem se aglomerado durante as compras.

De acordo com Secretário de Governo, Edmilson “não existe liberdade individual sem responsabilidade coletiva”. Os supermercados devem fiscalizar a chegada dos clientes e continuar exigindo uso de máscara no interior das lojas.

Assepsia, distanciamento e limpeza são medidas que continuam obrigatórias para evitar a contaminação pelo coronavírus. Apesar disso, as autoridades municipais pedem que cada cidadão/consumidor faça sua parte, ou seja, siga o que prevê as recomendações.

Prefeitura afirma que autuou três hipermercados no Centro

Fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), órgão fiscalizador dos estabelecimentos comerciais em Guarulhos, autuaram na noite desta quinta-feira (01º) três hipermercados por causa de aglomerações.

Um deles localizado na Vila Rio de Janeiro e dois no Centro da cidade. Os locais foram denunciados pela população por gerar aglomerações dentro e fora dos espaços. O decreto (37.864/2021) publicado em 26 de março, limita entrada de público.

Nos locais, os fiscais encontraram grandes filas do lado de fora, sem distanciamento. Dentro dos estabelecimentos também foram constatadas filas e corredores lotados. Denúncias podem ser realizadas pelos números 153 ou 2453-6700 / 6701 / 6705, da SDU.

*Atualizado às 14h22 de 02/04