Doria sinaliza que SP pode voltar à Fase Laranja e a decisões regionais

Foto: Divulgação/ Governo de SP

O tucano afirmou que a pandemia está “sob relativo controle”; a taxa de ocupação em leitos de UTI na Grande SP é de 80,8%

Todo o estado de São Paulo está na fase de transição do plano econômico, desde o último domingo (18) e segue até o próximo domingo (24). O objetivo, segundo o governo é permitir que o comércio reabra as portas, gradativamente após a fase emergencial.

Neste período, a gestão estadual determinou o fechamento do comércio não essencial entre 15 de março e 11 de abril, como forma de conter o avanço da Covid-19. O número de internações aumentou consideravelmente e o sistema de saúde entrou em colapso.

Apesar disso, o Governador João Doria (PSDB) declarou em entrevista à Agência Reuters que a pandemia em São Paulo está “sob relativo controle”. O tucano apontou que novas flexibilizações ou restrições voltarão a considerar indicadores por regiões.

As medidas tomadas pelo governo consideram o intervalo de 15 dias e levam em conta os índices de contaminação, ocupação de leitos e mortes por coronavírus. Segundo Doria, a tendência é que essa redução continue se acentuando nas próximas duas semanas.

O governador afirmou que poderá permitir que depois desta fase de transição, ocorra um avanço para a fase laranja. Esta etapa é menos restritiva do que a fase vermelha, “Já se sabe que, se formos para a fase laranja, voltaremos para a análise regional,” finalizou.