Escolas em Guarulhos permanecem fechadas até pelo menos outubro

Foto: Reprodução/FB

As escolas de Guarulhos permanecem fechadas até pelo menos o mês de outubro, conforme declarou o Secretário Municipal de Educação, Paulo Cesar Matheus da Silva, durante live do Prefeito Gustavo Henric Costa (PSD) na noite desta sexta-feira (28) nas redes sociais.

De acordo o líder da educação municipal, um novo decreto deve ser publicado ainda hoje e vai prorrogar até outubro a continuidade do fechamento das escolas. A medida vale para escolas municipais, estaduais e privadas.

Ainda segundo o secretário, as equipes gestoras e professores também não tem previsão de retomar antes deste período. O prefeito Guti apontou que não dá pra fazer previsões e portanto, não há como definir uma data para a retomada das atividades escolares presenciais.

A Secretaria de Educação promoveu um processo seletivo online para contratação de professores eventuais, na tentativa de suprir ausência de professores do grupo de risco. Guti informou que o adiamento do calendário é uma medida para proteger também este público.

Um dos argumentos da administração municipal para adiar a volta às aulas foi a testagem que está sendo feita na capital paulista. Muitas crianças tem resultado positivo para Covid-19, mas são assintomáticas, conforme prevê a ciência.

Para Paulo Matheus é precoce a decisão de retomar em setembro, mas, a decisão está sendo avaliada semanalmente. Em julho, a secretaria propôs uma consulta pública online para saber a opinião dos pais sobre a retomada, mais de 70% foram contrários a volta às aulas esse ano.

Em setembro, haverá uma parada na programação das aulas do Saberes em Casa, segundo Paulo Matheus, a pasta vai avaliar os efeitos do ensino remoto promovido nos últimos meses. Ele reconheceu que o sistema tem falhas e que precisa melhorar, mas apontou que a secretaria se preocupa com os alunos que não tem acompanhado as aulas.

*atualizado às 19h50 de 28/08