O governo federal, por meio do Ministério da Infraestrutura autorizou a construção de um sistema de people mover, espécie de monotrilho, no Aeroporto de Guarulhos. A ideia é ligar a estação aeroporto da Linha 13-Jade, da CPTM aos terminais do aeroporto por meio de trilhos.
A informação foi publicada esta semana pelo jornal Folha de São Paulo, mas sem previsão de licitação ou início das obras. O trecho dependia de uma negociação entre a concessionária GRU Airport e o governo federal. Atualmente, o percurso é feito por ônibus gratuitos.
O trecho entre o trem e os terminais é distante, a conclusão do novo eixo vai agilizar as operações e proporcionar mais rapidez e segurança aos passageiros. Até o fim deste ano, o ramal terá oito composições com espaço específico para bagagens.
De acordo com publicação do Diário do Transporte o investimento de implementação será de R$ 175 milhões e de responsabilidade da Gru Airport. O valor será abatido da outorga do aeroporto que a empresa paga pela concessão.
O trecho terá 2,6 km de extensão com ambas vias acessadas simultaneamente pelos passageiros. Além disso serão quatro paradas (estação CPTM, terminal 1, terminal 2 e terminal 3). O tempo de trajeto será em torno de seis minutos.