15.7 C
Guarulhos
qui, 09 dez 2021
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Greve da Proguaru é suspensa e governo municipal decide negociar com STAP e trabalhadores

- PUBLICIDADE -

Tanto o sindicato, quanto a comissão da Proguaru consideravam a decisão vitoriosa, já que conseguiram a possibilidade de serem recebidos pelo governo

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) julgou legal a greve dos funcionários da Proguaru e depois de 25 dias, a Comissão de Trabalhadores, ‘Em defesa da Proguaru’ o sindicato da categoria, STAP e mais dois funcionários da empresa participarão de uma negociação com o governo municipal.

Para seguir com a estratégia, o grupo de funcionários decidiu em assembleia nesta quinta-feira (14) na Praça Getúlio Vargas pela suspensão da greve temporariamente em favor do diálogo. A primeira reunião de negociação deverá ocorrer nesta sexta-feira (15) às 10h de forma presencial.

O grupo será recebido pelo núcleo forte de Guti (PSD) que não deve participar do encontro, nele, devem estar o secretário de fazenda, e interventor, Ibrahin El Kadi, secretário de justiça, Airton Trevisan e o secretário de governo, Edmilson Americano.

De acordo com a decisão, os funcionários não terão os dias descontados até 06 de outubro, as faltas serão abonadas. A partir daí, será negociado, mas segundo STAP, o governo aceitou a possibilidade de abonar esses dias, se houvesse suspensão da greve.

A expectativa do sindicato é avaliar as situações empregatícias de funcionários próximos a aposentadoria, gestantes, deficientes e os demais, grevistas ou não. Já que a empresa se encaminha no processo de extinção, conforme ponderou o STAP.

Outra perspectiva é que a haja estabilidade aos trabalhadores até 06 de novembro, desta forma, nenhum funcionário, que aderiu a greve ou não, poderá ser demitido. Ainda de acordo com STAP, a decisão do TRT sugeriu que o governo iniciasse negociação com os trabalhadores.

No entanto, a pressão política tem respingado nas agendas externas do prefeito, conforme registrado nas redes sociais. Em um vídeo gravado por um funcionário da Proguaru no Parque Fracalanza, no dia das crianças, Guti (PSD) é questionado se receberia ou não os trabalhadores para dialogar sobre a greve.

O prefeito responde que um grupo já foi recebido pelo secretário, mas a comissão de trabalhadores nega. Até a semana passada, foram protocolados no Paço Municipal, dez pedidos, via ofício, dos trabalhadores para serem recebidos por Guti.

*Atualizada às 15h35

*Em construção, esta publicação poderá ser atualizada conforme apuração de novas informações

VEJA TAMBÉM

BOLETIM COVID GUARULHOS

REDES SOCIAIS

28,959FãsCurtir
10,600SeguidoresSeguir
5,135SeguidoresSeguir
2,780InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS