Guarulhenses podem acionar a ‘Operação Inverno’ e ajudar população em situação de rua

Foto: José Cruz/Agência Brasil

As próximas madrugadas terão baixas temperaturas e reforçam alerta para hipotermia, que pode levar a morte

Uma nova frente fria deve derrubar as temperaturas ainda mais a partir desta terça-feira (20), com previsão de sensação térmica de 01º C pela manhã. A Prefeitura de Guarulhos alerta a população para que acione a Operação Inverno, por meio do telefone.

O Serviço de Especializado de Abordagem Social (Seas) atua para auxiliar pessoas em situação de rua. As equipes atendem pelos telefones 2536-4110 e 2441-9396 e podem ser contatadas sempre que a temperatura estiver igual ou abaixo de 13ºC.

A ação oferece acolhimentos institucionais e de pernoite por 12 horas, além de distribuir refeições por meio do programa Alimento Fraterno, mesmo aos que não aceitam abrigo. O programa prevê refeições para até 150 pessoas oferecidas das 19h às 21h, todos os dias da semana.

O Seas realiza diariamente busca ativa com equipes que passam duas vezes por dia pelos locais em que há maior concentração de pessoas em situação de rua, como praças e viadutos, a fim de ofertar assistência e acolhimento, segundo a administração municipal.

A Operação Inverno é desenvolvida de forma indireta pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, por meio da organização da sociedade civil Núcleo Batuíra, vencedora do edital de chamamento público.