Guarulhos começa a vacinar dois novos grupos contra Covid-19

Foto: Ivanildo Porto/PMG

Pessoas com deficiência permanente que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC) e portadores de comorbidades entre 50 e 54 anos começarão a ser convocados para imunização

A partir desta sexta-feira (14), a Prefeitura de Guarulhos estenderá a vacinação contra a Covid-19 a mais dois grupos: pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) entre 50 e 54 anos e portadores de comorbidades na mesma faixa etária.

A administração municipal informa que todos os que já efetuaram cadastro no site da Prefeitura começarão a ser convocados para a imunização pelo telefone de contato preenchido no formulário online.

Além disso, também já está disponível no site o cadastramento para trabalhadores de transporte coletivo (motoristas e cobradores), que deverão ser vacinados a partir da próxima terça-feira (18).

A vacinação de mulheres grávidas e puérperas segue suspensa temporariamente. Já a imunização dos metroviários e ferroviários deverá ser realizada somente nas unidades de saúde da Capital, segundo informou o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo nesta quarta-feira (12).

Critérios de vacinação

Para os novos grupos contemplados até o momento com a vacinação contra a Covid-19 será exigido relatório ou prescrição médica, que comprovem a condição médica. Estes comprovantes ficarão retidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) para ser anexado à ficha do Sistema Vacivida, assim como as cópias dos demais documentos de acordo com cada grupo, conforme descrito abaixo:

  • Pessoas com síndrome de Down de 18 a 59 anos: necessária a apresentação de relatório médico;
  • Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal) de 18 a 59 anos: necessária a apresentação de relatório médico;
  • Pessoas com deficiência permanente de 55 a 59 anos: necessária a apresentação de original e cópia do comprovante de recebimento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social;
  • Pessoas com deficiência permanente de 50 a 54 anos: necessária a apresentação de original e cópia do comprovante de recebimento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social.
  • Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos: necessária a apresentação de relatório médico e/ou prescrição médica que comprove a comorbidade;
  • Pessoas com comorbidades de 50 a 54 anos: necessária a apresentação de relatório médico e/ou prescrição médica que comprove a comorbidade.

Confira a lista de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde