Guarulhos é contemplada com quatro editais do governo estadual para fomento da cultura local

Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

A ação prevê evidenciar a valorização da cultura tradicional em eventos online

O Governo Estadual de São Paulo anunciou nesta terça-feira (13) a ampliação do Programa #JuntosPelaCultura. Resultado de uma parceria das Secretarias de Cultura e Economia Criativa e de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo.

A meta é destinar R$ 10,6 milhões – valor 45% maior que os R$ 7,3 milhões de 2020. O #JuntosPela Cultura une poder público e segmentos artísticos. O objetivo é fomentar e difundir a cultura, setor amplamente prejudicado em razão da pandemia de Covid-19.

Em 2021, as chamadas públicas passaram de oito para 12, sendo sete para municípios, quatro para artistas e uma para organizações. De um total de 853 projetos selecionados, 524 foram apresentados por 161 Prefeituras, enquanto que outros 329 são de produtores culturais.

O balanço das propostas recebidas em 2021 registrou 1.573 inscrições de prefeituras; 961 de artistas e 78 de organizações – estas em seu ano de estreia. Em 2020, foram 478 propostas de prefeituras e 687 de artistas.

Ao todo, o programa vai beneficiar 9,6 mil artistas neste ano. Todas as ações realizadas pelos municípios podem ser acessadas gratuitamente na plataforma de vídeo por demanda e de streaming #CulturaEmCasa e também no perfil @culturaemcasasp nas redes sociais.

O Prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (PSD) e o vice-prefeito e secretário municipal de Cultura, Professor Jesus Roque (Republicanos) participaram da premiação no Palácio dos Bandeirantes, junto do Governador João Doria (PSDB) e do Secretário de Estado da Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá. 

A cidade de Guarulhos foi contemplada em quatro editais de fomento do programa Juntos pela Cultura 2021, ação de valorização da cultura tradicional organizada por meio de eventos online nos quais os municípios são representados pelas suas tradições culturais.