Guarulhos e todo estado de SP voltam à fase amarela até quinta (31) veja o que muda

Foto: Michel Wakin/Guarulhos Online

A fase vermelha volta nos dias 01, 02 e 03 de janeiro, por causa do feriado de ano novo

A cidade de Guarulhos e todo o estado de São Paulo voltam nesta segunda-feira (28) à fase amarela da quarentena imposta pelo Governo de São Paulo. Na prática, significa que os serviços não essenciais voltam a funcionar com horário estendido até 31 de dezembro.

Nos dias 25, 26 e 27 de dezembro, todas as cidades foram colocadas na etapa vermelha do Plano SP, e com isso, comércio de rua, shoppings, bares e restaurantes tiveram que fechar. A mesma regra vai vigorar entre os dias 01, 02 e 03 de janeiro, por causa do feriado de ano novo.

A fase amarela é menos restritiva, sendo a vermelha a etapa mais severa diante do funcionamento da economia. Além do comércio, parques, salões de beleza, academias etc podem funcionar no período amarelo da flexibilização, já na etapa vermelha, estão impedidos.

Nesta mesma fase, padarias e restaurantes só podem servir por meio de delivery, ou seja, não é permitido o consumo no local. As mudanças mais severas e a troca de fase nesses períodos de festas faz parte do plano de contenção do vírus diante das aglomerações.

Entretanto, apesar do Centro de Contingência ligado ao Governo Paulista defender a agenda, as medidas causam confusão entre comerciantes e consumidores. No dia 04 de janeiro, o Comitê do Coronavírus em São Paulo vai anunciar os rumos da quarentena no estado.