Guarulhos inicia Operação Inverno 2021

Foto: Ivanildo Porto/GH

Objetivo da campanha é acolher pessoas em situações de rua

A Prefeitura de Guarulhos começa nesta terça-feira (01) a Operação Inverno 2021, que tem por objetivo acolher as pessoas em situação de rua e que amplia para quatro o total de equipes do Serviço Especial de Abordagem Social (Seas).

O horário das equipes também foi estendido das 09h até a 00h desde o último dia 24. Além disso, sempre que a temperatura estiver igual ou abaixo de 13ºC, a população poderá acionar o Seas pelo telefone (11) 2536-4110.

O Serviço Especial de Abordagem Social funciona todos os dias da semana por meio de busca ativa. As equipes passam duas vezes por dia pelos locais em que há maior concentração de munícipes, como praças e viadutos, e ofertam assistência e acolhimento. Para isso, tentam convencer a pessoa em situação de rua a aceitar o acolhimento e ser encaminhada a um serviço da administração municipal.

A Operação Inverno é desenvolvida de forma indireta pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, por meio da organização da sociedade civil Núcleo Batuíra, vencedora do edital de chamamento público. Fora da época de frio, o trabalho do Seas ocorre diariamente das 09h às 21h.