Madrugadas frias reforçam alerta com população rua de Guarulhos

Foto: Ivanildo Porto/GH

Operação Inverno pode ser acionada por telefone pela população sempre que a temperatura estiver igual ou abaixo de 13ºC

Desde a madrugada da última segunda-feira (28) Guarulhos enfrenta forte onda de frio, com registro de temperaturas abaixo de 14 graus. Nesta terça (29), o município registrou 11º e a Operação Inverno acolheu para pernoite 60 pessoas em situação de rua. 

O serviço foi acionado nove vezes pela população, sendo que, em apenas seis delas o acolhimento foi aceito. Aos que recusaram, foram ofertados cobertores e agasalhos, segundo a Secretaria de Assistência Social.

A modalidade pernoite começou a funcionar no dia 11 e, desde então, 851 pessoas foram acolhidas. O serviço funciona das 19h às 07h, sete dias por semana e oferece jantar e café da manhã por meio do programa Alimento Fraterno.

O espaço temporário possui área de dormir, local de acolhida e de alimentação, além de oferecer banho, toalhas, cobertores, travesseiros, lençóis e roupas aos usuários. Refeições também são disponibilizadas aos que recusam o acolhimento.

A Operação Inverno pode ser acionada pela população sempre que a temperatura estiver igual ou abaixo de 13ºC, através do Serviço Especializado de Abordagem Social, telefones: (11) 2536-4110 e 2441-9396.