Metrô de SP relança licitação da linha 19-Celeste que liga Bosque Maia ao Anhangabaú

Foto: Divulgação

Após ser proposto no início do ano e anulado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Metrô de São Paulo reabriu a licitação para construção do projeto da linha 19-Celeste, que ligará Guarulhos (Bosque-Maia) ao centro de São Paulo (Anhangabaú).

A linha deve contar com 17,6 Km de extensão e ligar 15 estações, sendo elas quatro localizadas na cidade. A previsão é que o trajeto ligue as linhas 3- Vermelha do Metrô, no Anhangabaú, 1-Azul, na São Bento; 11 Coral da CPTM, que pretende se ligar ao Pari e a linha 2-Verde, que prevê ligação com o futuro trecho da estação Dutra.

O Itinerário completo das quinze linhas da estação são: Bosque Maia, Guarulhos, Dutra, numa futura extensão da linha verde, Itapegica, Jardim Julieta, Jardim Japão, Vila Maria, Cutumbi, Silva Teles, Pari, São Bento e Anhangabaú.

A conclusão do projeto básico deve ser feito em até 25 meses. O governo João Doria (PSDB) espera que o projeto seja feito através da iniciativa privada que deverão ser entregues a empresas de capital privado, semelhante ao que já acontece na linha amarela e lilás. As obras não possuem previsão de início.