20.1 C
Guarulhos
seg, 29 nov 2021
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Prefeitura avança com dissolução da Proguaru e articula criação de nova secretaria regional

- PUBLICIDADE -

A nova pasta terá cargos comissionados na gestão dos serviços que serão realizados por empresas terceirizadas

A Prefeitura de Guarulhos articula a criação da Secretaria Municipal de Administrações Regionais, conforme projeto de lei do Executivo Municipal encaminhado Câmara Municipal nesta quinta-feira (18).

Os vereadores devem votar em caráter extraordinário o PL 3.603/21 que atribui à nova pasta a concentração de todo trabalho executado na cidade pela Proguaru. A nova secretaria vai reunir processos e serviços de manutenção, zeladoria, conservação e infraestrutura urbana.

O Prefeito Gustavo Henric Costa (PSD) e membros do governo acreditam que medida vai garantir maior rapidez na solução de problemas relacionados à zeladoria do município. De acordo com a administração municipal, 300 cargos comissionados criados pela própria prefeitura e alocados na administração pública serão extintos.

Uma ‘nova’ Secretaria

A Secretaria de Administrações Regionais deverá receber departamentos hoje alocados nas pastas de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente, além de contar com Administrações Regionais divididas em oito regiões da cidade.

Os locais são os mesmos onde hoje estão as sedes da Proguaru (Centro, Vila Galvão/Cabuçu, Taboão, São João, Cumbica, Cidade Satélite, Bonsucesso e Pimentas). A Prefeitura diz que, no PL encaminhado à Câmara vai viabilizar a criação de 30 cargos comissionados que devem realizar a gestão e administração das sedes.

Serviços como limpeza de praças, iluminação pública, tapa-buracos, drenagem de córregos, entre outros, serão concentrados na Secretaria de Administrações Regionais. Com a transferência de alguns departamentos para a nova pasta, haverá também mudanças nas secretarias de origem, que terão novas vocações, com focos específicos.

O setor de obras, por exemplo, concentrará grandes intervenções de infraestrutura urbana, Serviços Públicos cuidará de questões específicas ligadas à limpeza urbana, assim como o Meio Ambiente passará a atuar mais diretamente na legislação inerente à preservação ambiental.

O PL encaminhado à Câmara deverá ser deliberado e passar pelas comissões da Casa relacionadas ao tema e após, levado ao plenário para discussão, votação e provável aprovação pela maioria dos vereadores que, integram a base aliada do governo.

VEJA TAMBÉM

BOLETIM COVID GUARULHOS

REDES SOCIAIS

28,959FãsCurtir
10,600SeguidoresSeguir
5,127SeguidoresSeguir
2,770InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS