Prefeitura quer instalar esculturas com a marca ‘Guarulhos’ em mais dois pontos da cidade em 2021

Foto: Divulgação

O calçadão da rua Dom Pedro II e o Bosque Maia vão receber esculturas em 2021, a afirmação é da Prefeitura de Guarulhos que irá promover as instalações para divulgar a nova marca do turismo no município, desenvolvida por guarulhenses do setor de turismo.

Não havia até o ano passado, uma marca ou uma identidade visual para a cidade até a doação feita pelos empresários. Nesta sexta-feira (12) o prefeito, Guti (PSD) visitou a primeira instalação no retorno do viaduto Cidade de Guarulhos.

A ação foi bancada pela iniciativa privada e não teve gasto de dinheiro público com o desenvolvimento. A identidade foi criada por Flávio Cantoni, diretor da Inspira Design, uma agência de design gráfico localizada em Guarulhos em parceria com GRU Convention & Visitors Bureau, e doada à Prefeitura que fez a instalação.

Em 7 de agosto foi apresentado na Câmara Municipal um projeto de lei que instituia a nova marca turística para a cidade, intitulada “Guarulhos: todo mundo passa por aqui”. O projeto foi aprovado e sancionado e em seguida, doado à Prefeitura de Guarulhos.

A proposta prevê a utilização da marca pela administração pública municipal em sentido amplo, seja diretamente em materiais gráficos promocionais da cidade e nos seus equipamentos e atrativos turísticos, ou ainda indiretamente por entes privados que venham a obter direitos para seu uso, o que, se for feito em caráter oneroso, terá sua receita destinada ao Fundo Municipal de Turismo (Fumtur)”.

Entre janeiro e março de 2019 a hotelaria de Guarulhos cresceu 11,76% na ocupação e 2,97% na diária média na comparação com o mesmo período de 2018. Mas teve queda em 2020 por causa do período mais severo da pandemia de Covid-19, o setor espera se recuperar em 2021.