20.1 C
Guarulhos
seg, 29 nov 2021
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Procon Guarulhos orienta consumidores e oferece canal para denúncias da Black Friday

- PUBLICIDADE -

O consumidor deve desconfiar de ofertas de produtos com valores abaixo da realidade de mercado para não cair em golpes

Na próxima sexta-feira (26) será realizada a Black Friday 2021, data em que comércio e empresas anunciam promoções com objetivo de atrair consumidores. Desde o início de novembro o Procon Guarulhos monitora os principais sites de compras no varejo e as lojas físicas em relação aos preços praticados antes e no dia da Black Friday com o objetivo de verificar as promoções disfarçadas.

Alguns fornecedores aumentam os preços dias e até mesmo semanas antes e os abaixam durante a Black Friday, o que induz o consumidor ao erro ao pensar que está economizando na compra. Para que o cidadão compre de forma consciente e segura o Procon Guarulhos disponibiliza algumas orientações.

O consumidor deve desconfiar de ofertas de produtos com valores abaixo da realidade de mercado para não cair em golpes. Para isso, deve verificar a idoneidade da empresa e redobrar a atenção com as fraudes operadas por criminosos por meio de links de promoções encaminhados por WhatsApp, e-mails e redes sociais como Instagram e Facebook.

O produto de interesse deve ser pesquisado com antecedência. O ideal é acompanhar a evolução do preço da mercadoria ao longo de todo o mês até a Black Friday. Em caso de divergência de valores, o consumidor deve registrar o preço anterior e denunciar.

A divergência pode ocorrer na oferta e na finalização da compra (carrinho de compras) e, nesta situação, a tela do computador deve ser impressa ou fotografada para efetivar a denúncia junto ao Procon a fim de que o fornecedor cumpra a oferta.

Fique atento aos produtos de mostruário que não perdem a garantia, entretanto aqueles com pequenos defeitos, como arranhões e amassados, devem ser previamente informados ao consumidor.

Outra dica essencial é não comprar por impulso e verificar se de fato o produto é necessário, para evitar o superendividamento. Em caso de arrependimento da compra realizada pela internet, o consumidor tem o direito de devolver o produto no prazo de sete dias a contar do seu recebimento, conforme previsto no artigo 49 do Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

Nas ofertas de supermercados deve-se ter cuidado com a propaganda promocional do tipo “leve dez e pague nove”. Ela pode ser enganosa. O consumidor deve fazer o cálculo unitário do produto e checar se de fato levará a unidade a mais sem custo.

Por fim, o cliente deve ficar também atendo à divergência de preço: muitos produtos constam na gôndola ou prateleira com um determinado preço e ao passar no caixa o valor é superior.

Quando houver divergência de preços num mesmo produto, ou seja, a mercadoria apresentar dois valores diferentes, é direito do consumidor pagar o menor valor de acordo com o artigo 5º da lei  10.962/2004.

O canal direto para fazer denúncias da Black Friday é o e-mail [email protected], no qual o consumidor poderá anexar imagens e demais documentos.

Serviço

O Procon Guarulhos atende pelo site procon.guarulhos.sp.gov.br e pelo telefone do Disque-Denúncia 151. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h.

Endereços das unidades Procon Guarulhos:

  • Procon Central: Rua Sete de Setembro, nº 164, Centro
  • Procon São João: Rua Mesquita, nº 161, Jardim São João – Telefone: 2408-4315
  • Procon Pimentas: Estrada do Capão Bonito, nº 53, Conjunto Marcos Freire (prédio do CIC) – Telefone: 2484-1070

VEJA TAMBÉM

BOLETIM COVID GUARULHOS

REDES SOCIAIS

28,959FãsCurtir
10,600SeguidoresSeguir
5,127SeguidoresSeguir
2,770InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS