Restrição de caminhões no trevo entra em vigor nesta segunda (05)

Foto: Reprodução

Medida vale de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h às 20h, e aos sábados das 7h às 12h

A partir desta segunda-feira (05) passa a valer as medidas de restrição de horário de tráfego para os caminhões pesados no Trevo de Bonsucesso. Segundo a Prefeitura de Guarulhos, a medida tem o objetivo de organizar o trânsito da região e priorizar automóveis e o transporte público.

A interdição aos caminhões será em dois horários: de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h às 20h, e aos sábados das 7h às 12h.

Regras

As exceções serão os veículos urbanos de carga (VUCs), que são caminhões de pequeno porte destinados à distribuição de mercadorias e abastecimento no meio urbano. Esses veículos devem ter as seguintes dimensões máximas: largura de 2,20m e comprimento de 7,20m.

Veículos dos Correios, de serviços essenciais, sinalização de trânsito, socorro mecânico de emergência, veículos de transportes de valores, caminhões-betoneira quando em operação, além de veículos de transporte de materiais e insumos para as unidades de saúde não entram nas restrições.

Além de veículos de coleta de lixo pública, aqueles utilizados pelo controle de zoonoses, os destinados a obras e serviços públicos essenciais de infraestrutura urbana, como garantia do fornecimento de energia elétrica, serviços de poda e saneamento básico.

A medida toma como base a autonomia que o município tem para gerir o controle do uso e operação da infraestrutura viária destinada à circulação e operação do transporte de carga, concedendo prioridades ou restrições de acordo com o artigo 23 da lei federal 12.587/2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

O novo decreto estabelece que dentre os principais objetivos do Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Guarulhos (PMU-Guarulhos 2019), instituído pelo decreto 35.931/2019, está “melhorar as condições de circulação de cargas no município com a definição de trajetos, horários e caracterização de veículos e tipos de carga”.

O Trevo de Bonsucesso representa o maior viário de trânsito da cidade de Guarulhos. Nos últimos anos a situação foi agravada em razão das restrições impostas pela atual concessionária, a CCR Nova Dutra, que fechou as saídas de acesso à rodovia, segundo a prefeitura.