Interventor da Proguaru chama STAP para negociação de PDV

Foto: Michel Wakin/Guarulhos Online

Na próxima semana será marcada eleição para escolha de membros da comissão regular de trabalhadores da Proguaru

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Guarulhos (STAP), Pedro Zanotti Filho convoca a participação dos trabalhadores da Proguaru à uma assembleia sobre o Plano de Demissão Voluntária (PDV).

Segundo o sindicalista, o STAP foi convidado a discutir sobre as demissões. Conforme apurou o Guarulhos Online, o convite teria partido da Secretaria da Fazenda, por meio do interventor Ibrahim El Kadi. Porém, segundo o presidente do STAP, a decisão será tomada por meio de assembleia deliberativa a respeito da viabilidade do tema.

A assembleia será realizada às 18h desta sexta-feira (23) na sede do sindicato na Avenida Esperança, nº 840, Vila Progresso. Já que o sindicato não acatou o pedido de adiamento do encontro para a próxima quarta-feira (28) feito por membros do movimento Em Defesa da Proguaru.

O grupo protocolou um ofício em que pedia acesso a solicitação feita pela Secretaria da Fazenda ao STAP e a remarcação da assembleia, pós-eleições da comissão regular de trabalhadores da Proguaru marcada para esta segunda-feira (26) das 08h às 20h.

Desde a aprovação da Lei 7.879/21 que prevê o fechamento da empresa e foi aprovada em 2020 pela Câmara Municipal, alguns dos funcionários passaram a encabeçar o Em Defesa da Proguaru. Mas, a legitimidade do grupo foi questionada por autoridades políticas da atual legislatura, sobretudo por vereadores aliados do governo municipal.

Por isso, as eleições permitirão a escolha de cinco representantes pelos próprios funcionários da Proguaru. Os eleitos poderão participar de negociações na empresa, junto ou na ausência do sindicato e assinar documentos protocolares, segundo Raul Nascimento, um dos principais defensores da sobrevivência da Proguaru.

A justificativa para o adiamento da assembleia é o fato de que na quarta (28) já teria saído o resultado da eleição da comissão, previsto para terça (27). Desta forma, os eleitos já poderiam iniciar a participação nas tratativas no desencadeamento do PDV.

Durante a assembleia, o Em Defesa da Proguaru informou à reportagem que vai seguir com a coleta de assinaturas a favor do referendo municipal. Para assinar é necessário preencher por escrito, nome e número do título de eleitor. O grupo apontou recentemente que recolheu 06 mil assinaturas e espera chegar em 10 mil até 12 de agosto.