UBS Acácio vai abrigar Núcleo de Atendimento às Violências (NAV)

Foto: Google Maps/Reprodução

Podem ser atendidas por esse serviço pessoas de todas as faixas etárias e gêneros que tenham sido vítimas de violência

Nesta terça-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Guarulhos irá inaugurar mais um Núcleo de Atendimento às Violências (NAV).

O novo serviço, que conta com psicóloga e assistente social, funcionará nas dependências da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Acácio e será referência para os moradores da região. Com a instalação de mais esse núcleo, a cidade passa a contar agora com um NAV em cada Região de Saúde.

Até então, vítimas de violência tinham de se deslocar até o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) para realizar o acompanhamento. Com a instalação de mais esse núcleo, a cidade passa a contar agora com um NAV em cada Região de Saúde.

Nesse território estão bairros como Vila Galvão, Jardim Palmira, Parque Continental, Jardim Belvedere, Parque Primavera, Taboão, Cidade Martins, Jardim Santa Lídia, Cocaia, Jardim Jovaia, Vila Rio de Janeiro e Morros.

O NAV é um serviço especializado no atendimento psicossocial e psicoterapêutico às vítimas de violência sexual. O acolhimento delas é realizado por todos os serviços de saúde, nos quais são realizados o registro, a notificação e o encaminhamento para a rede intersetorial e ao serviço especializado NAV.

O objetivo é garantir o cuidado integrado por meio de um atendimento multidisciplinar. O NAV Acácio será o quarto da cidade e funcionará de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h, na avenida Silvestre Pires de Freitas, 2.007, Jardim Paraíso.

Os demais funcionam no mesmo horário nos seguintes endereços: Rua Tapiramuta, 237, Vila Nova Bonsucesso (UBS Nova Bonsucesso); Rua Piracicaba, 114, Gopoúva (CTA); e Rua Plácido Ivo de Mello, 68, Cidade Jardim Cumbica (UBS Cummins).

Para todos os casos de violência sexual o telefone de denúncia é o Disque 100.