Zona Azul em Guarulhos começa operar com cobrança

Foto: Michel Wakin/Guarulhos Online

Ao todo são 2.994 vagas distribuídas nas regiões central, Bom Clima, Bosque Maia, Macedo e Vila Galvão

Após vencer a licitação da Prefeitura de Guarulhos, a Estacionamento Digital, parte da vertical de Smart Cities da multinacional brasileira Valid, fará a gestão do estacionamento rotativo na cidade com cobrança de vagas a partir desta quinta (15).  

Atualmente são 2.994 vagas rotatórias distribuídas da seguinte maneira: 1.743 na região central, 733 na região do Bosque Maia, 215 no Macedo, 170 na Vila Galvão e 133 no Bom Clima.  Do total, 91% serão para o sistema chamado operacional normal,  5% destinadas aos idosos, 2%  às pessoas com deficiência e 2% para as motos.  

Este serviço será totalmente digital e os usuários que poderão escolher a forma de utilizar o estacionamento rotativo. A opção mais simples, e 100% online, é pelos canais da Estacionamento Digital neste site, ou aplicativo disponível para  Android e iPhone.

O processo é simples: basta efetuar o cadastro, comprar créditos e começar a usar para pagar pela Área Azul.  Há ainda a opção de compra avulsa de tickets diretamente com os monitores da Estacionamento Digital que estarão circulando pelas ruas da cidade.

As formas de pagamento são por cartões de crédito e débito ou dinheiro em espécie.  A novidade é o pagamento com PIX, que facilitará ainda mais a vida dos usuários.  O controle de rotatividade será realizado de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.

Já aos sábados será das 08h às 13h, as tarifas serão cobradas por períodos de 30 minutos, 01 hora ou 02 horas, com tempo de máximo de permanência  de 02 horas na vaga. O modelo é válido para carros, motos e veículos de carga e descarga.   

Ao estacionar, o usuário possui o tempo de 15 minutos para ativar seu estacionamento pelo aplicativo ou qualquer meio digital disponível. Caso seja notificado, ao ativar o tempo, esta notificação será automaticamente cancelada dentro do período de 15 minutos de tolerância.