5 passeios saudáveis para fazer na cidade de São Paulo

Foto: The Lazy Artist Gallery/Pexels

Vale lembrar que nestes momentos de distração os cuidados com a higiene precisam ser redobrados

A necessidade criada pela pandemia do coronavírus de nos isolarmos socialmente e nos mantermos dentro de casa pelo maior tempo possível, colocou em pauta a importância da vida ao ar livre. 

Os benefícios de separarmos um tempo para relaxar, se desligar das preocupações de uma rotina restrita e incluir momentos de diversão no dia a dia são inúmeros. 

Do aumento da motivação e sensação de bem-estar a melhora da saúde física e mental, separar um dia na semana para escolher um passeio seguro na cidade é cada vez mais essencial. 

Muitos lugares conseguiram colocar em prática todos os protocolos de segurança divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e podem ser ótimas opções de passeios durante a pandemia. 

Com a aplicação das medidas sanitárias, a diminuição da quantidade de pessoas e o contato direto com a natureza, passeios ao ar livre são uma ótima pedida de divertimento nos próximos meses. 

Separamos 6 lugares na cidade de São Paulo que vão proporcionar momentos de manutenção da saúde mental, desestresse e alívio da rotina de trabalho imposta pela pandemia.

Vale lembrar que nestes momentos de distração os cuidados com a higiene precisam ser redobrados. Procure fazer um pequeno kit de limpeza com álcool em gel, sabonete líquido e toalhas. 

Em passeios que demoram algumas horas, leve consigo ao menos mais uma máscara de proteção para realizar a troca durante o dia, estas ações protegem você e quem está à sua volta. 

Caso você identifique algum dos sinais mais comuns da Covid-19, cancele os planos e fique em casa! 

Parque Estadual da Cantareira

Você sabia que o Parque Estadual da Cantareira é uma das maiores florestas urbanas do mundo? Grande parte da região é de floresta da Mata Atlântica e outra parte da Serra da Cantareira. 

Para quem quer uma experiência imersiva na natureza, o Parque Estadual da Cantareira toma todas as principais atrações, com trilhas, animais silvestres, plantas ameaçadas de extinção e caminhadas dentro da mata. 

É possível fazer aquele piquenique digno de um dia no parque, além de atividades físicas. A entrada custa R$16 (inteira) e o parque funciona de segunda a sexta das 09h às 16h.

Parque Ibirapuera

Com diversas opções de lazer, museus, auditórios, pistas para a prática de esportes, quadras poliesportivas e restaurantes, o complexo do Ibirapuera foi projetado por Oscar Niemeyer e aceita a entrada de pets. 

Dentro do parque existe um local específico para o aluguel de bicicletas e uma enorme ciclovia para aproveitar o dia inteiro pedalando. 

A entrada é gratuita e o complexo fica aberto das 5h às 00h de segunda a domingo.

Horto Florestal 

O Horto Florestal está localizado na Zona Norte de São Paulo e é conhecido por ser um importante espaço aberto de cultura e lazer. 

Próximo ao Parque Estadual da Cantareira, o Horto Florestal é uma ótima opção para se sentir perto da natureza com proteção e distanciamento social. 

Com diversos lagos, pistas de corrida, espaços para piquenique e equipamentos de ginástica distribuídos pela região, o local é a sede da Polícia Florestal do Estado de São Paulo e fica aberto diariamente das 8h às 18h. 

Jardim Botânico

O lado bom do Jardim Botânico é que, apesar de ser uma experiência incrível de contato com a natureza, o local não é tão procurado por paulistanos. Isso melhora ainda mais a segurança sanitária e a possibilidade de incluí-lo no seu roteiro de passeios na pandemia com bastante segurança. 

A paisagem é belíssima e conta com árvores enormes, plantas endêmicas, lagos e espaços para leitura e piquenique. 

Experimente fechar os olhos e escutar os sons vindos das árvores, o Jardim Botânico é o lar de muitos animais como macacos, bichos-preguiças e pássaros de diversas espécies. 

Aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, a bilheteria para a compra de ingressos, porém, fecha às 14h30, então não deixe de se programar.

Teatro São Cristóvão Saúde

O teatro live é uma ótima opção para quem não quer se deslocar pela cidade, mas ao mesmo tempo deseja tirar algumas horas do dia para o seu bem-estar. 

Muitas companhias estão se adaptando à formatos digitais e 100% online de divulgação de peças diversas, o que melhora a acessibilidade e inclui mais uma possibilidade para o contato com as artes e a cultura. 

Além disso, com a pandemia diversos artistas tiveram suas rendas diminuídas ou cortadas totalmente. O teatro live também é uma maneira de incentivar o cenário local e contribuir para os artistas da sua região.