Novembro Azul – Um cuidado especial com todos os homens

Foto: Divulgação

A campanha chamada de Novembro Azul acontece anualmente e é dedicada especialmente aos homens. Tem como objetivo principal conscientizar sobre a prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, além da importância de outros cuidados com a saúde masculina.

Durante o mês de novembro, diversas ações são realizadas no país e no mundo. Vários monumentos históricos e pontos turísticos são iluminados com a cor azul, trazendo destaque para a campanha global em prol da saúde dos homens.

O alerta é principalmente para homens com mais de 50 anos, que devem fazer exames preventivos. O exame de toque retal ou PSA são muito importantes nesta luta contra o câncer. Apesar da existência de preconceitos, o exame é rápido, indolor e também a forma mais eficaz de prevenção.

No Brasil, a campanha do Novembro Azul foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, justamente com o intuito de vencer o preconceito masculino de ir ao médico e também realizar, quando necessário, o exame de toque retal.  

Pesquisas apontam que um em cada seis homens terão o diagnóstico de câncer de próstata

A principal causa desse câncer é a multiplicação desordenada das células da próstata. No início, pode não apresentar nenhum sintoma, por isso, a importância do exame. Alguns fatores de risco aumentam as chances de um câncer de próstata:

  • Ter mais de 50 anos
  • Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos
  • Maus hábitos alimentares e estilo de vida
  • Excesso de gordura corporal

Compartilhe essas informações, e ajude a eliminar o preconceito de cuidar da saúde do homem.