Serviços de lavanderia geram economia de 21% na conta de água e energia elétrica do brasileiro

Foto: Divulgação

Além da vantagem financeira, há economia do tempo utilizado para efetuar esse tipo de tarefa

Embora o aumento da procura por lavanderias tenha tido inicio durante o período de pandemia, algumas pessoas decidiram mudar os hábitos de consumo deste tipo de serviço após colocarem os gastos na ponta do lápis.

Em um cálculo simples, foi possível verificar que uma família composta por quatro pessoas consome, em média, 5.400 litros de água por mês ao lavar as roupas em casa. Enquanto aquelas que optam em levar as peças à lavanderia gastam 2.160 litros de água por mês, registrando uma economia de 3.240 litros mensais, volume este 60% menor.

Isso acontece porque as máquinas conseguem evitar o desperdício ao lavar uma quantidade maior de roupas em um mesmo ciclo. O cálculo é feito pelo Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo (Sindilav), com base em dados fornecidos pela SABESP e pela Associação Nacional de Empresas de Lavanderia (ANEL).

Um levantamento realizado pela Universidade de Michigam em parceria com a SABESP mostra que, em média, 21% da conta de água dos brasileiros vem da limpeza de roupas.

“As máquinas utilizadas em uma lavanderia trabalham sempre cheias, lavando uma quantidade maior de roupas. Toda a energia necessária para movimentá-la é bem utilizada, evitando assim possíveis desperdícios. O cliente também deixa te ter gastos com sabão em pó ou líquido, amaciante e alvejantes, além de ganhar tempo, já que profissionais qualificados irão lavar as peças obedecendo às normas e instruções apresentadas em cada etiqueta. Dessa forma, os resultados são claramente sentidos no bolso do consumidor”, explica o diretor de operações da 5àsec, Fernando Toledo.

Com isso, além da redução na conta de água, quem prefere utilizar a lavanderia também economiza até 21% na conta de energia elétrica, o que se torna um diferencial, já que houve uma alta nas contas de energia elétrica dos brasileiros.