SP registra 5 mortes relacionadas ao novo coronavírus, no estado são 286 casos confirmados

0
4
Foto: Aerogondo/istock

Nesta quinta-feira (19) foi confirmada a quinta morte relacionada a COVID-19. Trata-se de um homem de 77 anos, com comorbidade, que residia na cidade de São Paulo.

As outras quatro mortes foram registradas até ontem (18), também com residência na Capital. Houve retificação do município de residência do homem de 81 anos que era morador de São Paulo, mas havia sido inserido inicialmente em sistema como de Jundiaí. Familiares esclareceram à Prefeitura que o serviço notificador preencheu a ficha equivocadamente.

O Estado de SP também tem, até o momento, 7.669 suspeitos. A equipe do Centro de Vigilância Epidemiológica está trabalhando na contabilização de casos descartados.

Estado de SP lança plataformas contra fake news sobre Coronavírus

Na tarde desta quinta-feira também o governo anunciou a criação de um canal na rede social  Telegram  para combater as fake news sobre coronavírus. Todo o material pode ser usado livremente por qualquer pessoa e replicado por WhatsApp, redes sociais e e-mail em qualquer aparelho digital. Há ainda um banco de cards com essas informações, para download via Google Drive.

As ações são da Secretaria de Comunicação do Estado que afirma que “a divulgação de informações oficiais corretas para a imprensa e a população é imprescindível para evitar pânico e proteger a saúde de todos”.

Com a proliferação dos casos confirmados de coronavírus na capital e outras cidades, a divulgação de boatos e informações falsas por aplicativos de celular também se alastrou. Textos, vídeos e áudios duvidosos ou mentirosos são checados diariamente por profissionais da Secretaria da Saúde e “carimbados” como fake news pela Secretaria de Comunicação.

Para receber informações no celular baixe o app Telegram para Android ou iOS. Depois, é só usar o sistema de pesquisa do aplicativo e se cadastrar no canal spcoronavirus. Todo o material está disponível no Google Drive pelos links.

*Com informações da Secretaria de Saúde do do Estado