Dias de chuva: quais cuidados devemos ter ao sair com o pet

Foto: PrathSnap/Pexels

Época de tempestades de verão exige atenção redobrada com a segurança e a saúde dos animais de estimação

Junto com a estação mais quente do ano também estão presentes as fortes pancadas de chuva, tempestades e alagamentos, que ocorrem em várias cidades do país. Pra os donos de pet, vale lembrar que os animais de estimação precisam ser protegidos, pois as chuvas podem causar reações.

Um dos riscos envolvidos é a exposição a microrganismos e bactérias. A médica veterinária, Thaís Matos, que atua na área de Confiança & Segurança da DogHero, explica que em situações extremas de enchentes e inundações, os animais não devem ter contato e nem beber água parada.

“Os cães precisam ser protegidos da leptospirose, parasitas, intoxicações (se houver resquícios de gasolina ou pesticidas na água) e problemas de pele. Os gatos podem contrair a panleucopenia felina. Caso se molhem, é importante mantê-los secos e com as medidas profiláticas em dia. Certifique-se que seu pet esteja em dia com a vacinação e caso ele apresente febre, vômito, urina escura ou apatia procure ajuda especializada”, declara Thaís.

Durante os passeios, que são indispensáveis, principalmente no verão, o tutor e o pet podem ser pegos desprevenidos pela chuva. Nesse caso, a veterinária recomenta o uso de guarda-chuvas especializados para pet. “Apesar do acessório proteger o corpo do pet, as patas continuam expostas, então, ao voltar para casa higienize-as e seque-as completamente, para evitar frieiras e outras doenças”, completa a especialista.

Ao sair de casa com o seu animal de estimação, é necessário que estejam preparados para todos os cenários possíveis. Caso não consigam retornar para casa, devido a chuva forte, ter um kit de emergência para seu filho de quatro patas é essencial. Veja como montar o seu:

  • Tanto para cães quanto para gatos, o kit precisa ter o essencial: separe a alimentação do pet (quantidade suficiente para um período de longas horas fora de casa); leve sempre as medicações (prescritas pelo médico veterinário) e água potável (importante mantê-lo hidratado enquanto estiver fora de casa);
  • Outros itens que podem conter no kit: brinquedo, para distrair e manter a calma diante de trovões, coleira e guia, comedor pequeno, para que seja alimentado corretamente, toalha e itens de higiene (para limpar as patas e secar seu pet, caso ele se molhe neste período).