CEE da Proguaru votará relatório final nesta sexta-feira (10)

Foto: Reprodução

Presidente da Comissão Especial de Estudos (CEE), Edmilson (PSOL) apresentará também relatório de sua autoria no qual vai propor a manutenção da empresa

A Comissão Especial de Estudos (CEE) da Proguaru deve analisar e votar o relatório final sobre a situação da empresa nesta sexta-feira (10). Os integrantes se reunirão às 14h e a votação acontecerá em caráter extraordinário.

O vereador Edmilson (PSOl), presidente da Comissão, produzirá um relatório no qual irá propor a manutenção da Proguaru. Ele pretende coletar assinaturas dos demais vereadores, mesmo os que não integram a CEE. De acordo com Edmilson, a comissão ” produziu cerca de 800 folhas de documentos e informações”.

Desde que essa história começou, foram muitos os desdobramentos. Entre os fatos mais recentes está a publicação do Decreto 38316/2021, assinado no dia 27 de agosto pelo prefeito Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti. Nele, Guti estabeleceu a extinção da Proguaru e definiu a criação de uma comissão para a liquidação da empresa.

A decisão do prefeito veio após a apresentação de um pedido de referendo por parte da Comissão de Trabalhadores ‘Em Defesa da Proguaru’, no dia 11 de agosto. O grupo apresentou o documento à Câmara Municipal de Guarulhos depois de coletar mais de 14,6 mil assinaturas em favor do referendo municipal.

O presidente da Câmara, vereador Martello (PDT) encaminhou o pedido ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no dia 12 de agosto, para apreciação. A expectativa dos trabalhadores, porém, foi frustrada. Em 23 de agosto, o TRE indeferiu o pedido de referendo popular pela continuidade ou não da empresa.

Além disso, na Sessão Extraordinária desta quarta-feira (08), os vereadores derrubaram a proposta de Decreto Legislativo que impediria a extinção da companhia por 22 votos favoráveis contra 9 contrários.