Butantan entrega mais 2,2 milhões de doses da Coronavac ao Ministério da Saúde

Foto: Instituto Butantan/Divulgação/Arquivo

Ao todo já foram entregues 52,212 milhões de vacinas; novo lote de matéria-prima chega no final deste mês

O Instituto Butantan entregou, nesta sexta-feira (18), mais 2,2 milhões de doses da vacina Coronavac ao Ministério da Saúde. Os imunizantes vão ser utilizados no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e serão distribuídos para vacinação de brasileiros em todo o país.

Somente esta semana, 4,2 milhões de doses foram enviadas, alcançando a marca de 52,212 milhões fornecidas ao Ministério da Saúde desde 17 de janeiro, quando o uso emergencial do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na semana passada, outras 800 mil doses foram liberadas.

As entregas são referentes a produção de 5 milhões de doses processadas a partir dos 3 mil litros de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) recebidos no último dia 25 de maio.

O envase da matéria-prima foi iniciado no dia 27 e terminou na madrugada do dia 30 de maio. Além disso, outras etapas, como embalagem, rotulagem e controle de qualidade das doses, também foram concluídas.

As vacinas entregues nesta sexta já contemplam o segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde, de 54 milhões de vacinas. O primeiro, de 46 milhões, foi cumprido em 12 de maio. O Butantan trabalha para completar, até setembro, 100 milhões de vacinas disponibilizadas ao Ministério.

Um novo lote de 6 mil litros de IFA deve chegar a São Paulo até o final deste mês de junho, o que permitirá a produção de mais 10 milhões de doses. “Até 30 de setembro estaremos entregando 100 milhões de doses da vacina do Butantan, da Coronavac, para o programa nacional de imunização”, destacou o governador João Doria (PSDB).