Com nova fase de transição governo libera reabertura de restaurantes, academias e igrejas

Foto: Michel Wakin/Guarulhos Online

Medidas passam vão vigorar até 30 de abril; salões de beleza e shoppings também poderão atuar, veja o que muda

Em coletiva realizada nesta sexta-feira (16), no Palácio dos Bandeirantes, o vice-governador Rodrigo Garcia anunciou que o Estado de São Paulo inicia, a partir deste sábado (17), uma fase de transição, com maior flexibilização das medidas restritivas.

No próximo domingo (18), os comércios poderão reabrir no horário das 11h às 19h, até o dia 23 de abril. Celebrações religiosas também estarão permitidas, mas com restrições. No dia 24 de abril, a permissão estará ampliada para o funcionamento do setor de serviços, como: academias, restaurantes, atividades culturais e salões de beleza.

Os estabelecimentos deverão operar suas atividades com 25% da capacidade de ocupação. Além disso, terão que aplicar todos os protocolos sanitários necessários no combate a pandemia de Covid-19. Para as academias, os seguintes horários de funcionamento estão previstos: das 07h às 11h e das 15h às 19h.

Nesse período de transição para a fase laranja, ainda estarão mantidos o toque de recolher, das 20h às 05h, o teletrabalho para as atividades administrativas e o escalonamento do horário de entrada e saída das atividades de comércio, serviços e indústrias.

Desde a segunda-feira (12), todo o Estado foi classificado na fase vermelha do Plano São Paulo. De acordo com o governo, São Paulo registrou, nos últimos 15 dias, uma queda de 0,8% no número de internações diárias em leitos de UTI para Covid-19.