Dia D em Guarulhos terá “controle rígido” de comprovantes de endereço para evitar fraudes na vacinação

Foto: Reprodução

Além disso, haverá também consulta no sistema Vacivida para verificar se a pessoa já recebeu alguma dose das vacinas contra Covid-19 anteriormente

De acordo com a Prefeitura de Guarulhos, o Dia D de vacinação contra Covid-19 e o vírus influenza (gripe), que acontece nesta sexta-feira (09), terá “controle rígido de comprovante de endereço” em nome de quem será imunizado. Além disso, haverá uma pesquisa no sistema Vacivida para verificar se a pessoa já recebeu alguma dose do imunizante contra o coronavírus anteriormente.

A medida tem por objetivo coibir fraudes, como já ocorreu em Guarulhos e em outras cidades. Um exemplo é o caso da veterinária Jussara Sonner, moradora de Arujá, que tomou duas doses da Coronavac no início do ano e burlou a vacinação para receber, no dia 30 de junho, a dose única da Janssen.

Após o ocorrido, o Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça de Guarulhos, solicitou que a Prefeitura oriente os servidores da Saúde a “acionar a polícia militar ou a guarda municipal” para “efetuar a prisão em flagrante” dos farsantes.

O Dia D acontecerá em quatro polos no município, que estarão funcionando das 08h às 16h. A imunização acontecerá no seguintes endereços:

  • Área VIP do estacionamento do Internacional Shopping: entrada pela rua Engenheiro Camilo Olivetti, s/nº (Vila Itapegica);
  • CEU Continental: entrada pela rua Alzimar Vargas Batista, s/nº – Parque Continental II;
  • CEU Paraíso-Alvorada (rua Dom Silvério, s/nº – Vila Paraíso);
  • CEU Bonsucesso (avenida Paschoal Thomeu s/nº – Bonsucesso).

Para se vacinar, a apresentação de comprovante de residência, documento de identidade com foto, CPF e cartão SUS será obrigatória. Além desses documentos, menores de nove anos deverão apresentar a carteira de vacinação para se imunizar contra a gripe.

Público-alvo

Nesses quatro polos, toda a população maior de 6 meses de idade poderá ser vacinada contra a gripe. Além disso, um novo grupo composto pelas pessoas com 37 anos ou mais poderá tomar a vacina contra a Covid-19, sem necessidade de agendamento prévio, especificamente nesta data.

A partir de segunda-feira (12), a vacinação deste público será mantida em 66 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, com exceção das UBS Dona Luiza, Alvorada e Paulista, das 08h às 17h, mediante cadastro e agendamento no Portal Siss Saúde.

Quem for se vacinar no Dia D, e quiser colaborar com a campanha contra a fome, poderá doar alimentos não perecíveis. Para evitar aglomerações, não será permitida a entrada de acompanhantes nos polos que atenderão pedestres, exceto nos casos em que houver necessidade.

A Secretaria da Saúde alerta que as duas vacinas não podem ser administradas juntas. O intervalo mínimo entre uma das doses da vacina contra Covid-19 e a da influenza deve ser de 14 dias. A orientação é para que a vacina contra o coronavírus seja priorizada.