Dia Mundial Sem Tabaco: Tabagistas podem fazer tratamento virtual pelo SUS

Foto: Srdjan Zivulovic/Reuters

Tratamento remoto surge como alternativa em meio a pandemia de Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde reforça atendimento virtual para quem quer parar de fumar e conta com o SUS, neste contexto da pandemia do novo coronavírus. No total, hoje (31) são 14.833 pessoas em tratamento em mais de 1.860 unidades credenciadas no Programa Estadual de Controle de Tabagismo.

No Dia Mundial Sem Tabaco (31), a pasta reforça a oferta de tratamento virtual focado nestes pacientes e convoca os interessados a adesão do suporte online. Contando com aplicativos de mensagens e vídeos, a estratégia permite a continuidade da assistência que, antes era feita presencialmente nos serviços ligados ao Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod).

A medida tem caráter temporário e emergencial visando à prevenção da doença, evitando deslocamentos e aglomeração de pessoas num mesmo ambiente.

O programa, que registrou crescimento de fumantes em tratamento em cinco anos consecutivos – eram apenas 200 em 2015, e posteriormente alcançou 44.237 pessoas em 2019 – observou queda de adesão em 2020 com 14.428 pessoas ligadas ao Programa Estadual de Controle de Tabagismo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo. Fumantes têm um risco de duas a quatro vezes maior de contrair doença pulmonar pneumocócica invasiva, associada à alta mortalidade.

Além disso, o risco de Influenza é duas vezes mais alto e mais grave em tabagistas, em comparação aos não fumantes. No caso da tuberculose, fumantes têm duas vezes mais chance de contrair a infecção, sendo quatro vezes maior o risco de óbito.

Dicas para parar de fumar

– Defina uma data para deixar de fumar.

– Até chegar essa data, reduza o número de cigarros diariamente. Comece adiando o primeiro cigarro do dia e evite fumar após as refeições. Cada cigarro a menos ajuda a preparar o seu corpo para o dia definitivo da parada.

– Na noite anterior ao dia definido para deixar de fumar, molhe com água todos os cigarros restantes e jogue-os no lixo. É importante não guardar nenhum cigarro para não correr o risco de fumar quando sentir vontade.

– Não saia para comprar cigarros quando a vontade bater. Lembre-se de que essa vontade dura somente cinco minutos. Para se distrair, assista televisão, ouça música ou faça qualquer outra atividade de lazer para o tempo passar mais rápido.

– Não desanime! A vontade irá diminuir à medida que os dias forem passando e os pulmões começarão a funcionar melhor.

Os locais para tratamento de tabagismo podem ser consultados neste link.