Doria sinaliza que não será preciso comprovar endereço em SP para receber Coronavac

Foto: Divulgação/ Governo de SP

A primeira fase da vacinação contra o coronavírus terá início em 25 de janeiro de segue até 28 de março de 2021. Com 9 milhões de doses, o Estado de São Paulo prevê imunizar em duas etapas idosos, profissionais de saúde, indígenas e quilombolas diariamente por 93 dias.

O governo estima que 25 mil policiais farão escolta da Coronavac durante o percurso de distribuição nos pontos de vacinação. A aplicação das doses será nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e devem ser estendidas à drive thrus e clínicas particulares.

Neste caso em específico, a vacinação na fase 1 deverá ser gratuita, segundo esclareceu o Coordenador Executivo do Centro de Contingência, João Gabbardo. “Não existe a possibilidade da utilização desta vacina, neste momento, de forma particular ou com cobrança,” ressaltou.

Estudos da fase 1 e 2 da Coronavac tiveram mais de 50 mil voluntários e em 97% dos participantes houve resposta imune. Estudos clínicos demonstraram que 94,7% dos testados não tiveram evento adverso. Dos que apresentaram alguma reação, 99,7% relataram sintomas de baixa gravidade, como dor no local da injeção e dor de cabeça leve.

Outras 4 milhões de doses serão disponibilizadas a seis estados da União, mas que não foram divulgados durante anúncio do plano de imunização nesta segunda (07). A aplicação das doses seguirá o mesmo cronograma estabelecido pelo Instituto Butantan.

Em São Paulo, 54 mil profissionais de saúde estarão envolvidos no processo de imunização, que de acordo com o governo já possui os 27 milhões de insumos para aplicação da vacina. Segundo o Secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, o estado não dependerá do Ministério da Saúde para aquisição de seringas e agulhas.

Questionados sobre a organização da distribuição e se o governo teme aglomerações e migração em busca da vacina, o Governador João Doria (PSDB) afirmou que não será preciso comprovar endereço em São Paulo para receber as duas doses do imunizante.