Governo de SP atualiza calendário para 3ª dose da vacina da Covid-19 para idosos, veja datas

Fotos: Sidnei Barros e Divulgação/PMG

A diretriz é de que os postos de vacinação apliquem a vacina que estiver disponível

Idosos que receberam a vacina da Covid-19 há mais de seis meses, já estão dentro de um novo calendário com datas definidas para receber a 3ª dose do imunizante. O cronograma foi atualizado nesta quarta-feira (15). Veja as datas a seguir:

A decisão de São Paulo de incluir o grupo de 60 a 69 anos foi embasada em recomendação do Comitê Científico. No entanto, a medida foi criticada pelo Ministério da Saúde que adotou a faixa etária para 3ª dose acima dos 70 anos.

Além de idosos, também serão imunizados imunossuprimidos com idade a partir de 18 anos. Para organização da rede, o calendário foi escalonado por faixas etárias e priorização dos mais velhos.

Cronograma

Na primeira etapa, que começou em 06 de setembro, contemplando idosos acima de 90 anos. Desta segunda-feira (13) até o dia 19, é a vez da faixa etária de 85 a 89 anos. Entre os dias 20 e 26, as doses estarão disponíveis para os que têm de 80 a 84 anos.

Também estão inclusos neste período, os adultos imunossuprimidos, como pacientes em tratamento de hemodiálise, quimioterapia, Aids, transplantados, entre outras pessoas em alto grau de imunossupressão.

Neste caso, a dose adicional será aplicada pelo menos 28 dias após a data da conclusão do esquema vacinal, seja pela segunda dose (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) ou por dose única (Janssen).

A partir do dia 27, até 03 de outubro, serão contempladas pessoas na faixa de 70 a 79 anos. Concluindo esta fase ainda no mês de outubro, serão alcançados os idosos de 60 a 69 anos entre os dias 04 e 10 do mesmo mês.

Conforme orientação do Plano Estadual de Imunização (PEI) e do Comitê Científico do Estado de São Paulo, os municípios devem aplicar o imunizante que estiver disponível nos postos também para aplicação da dose adicional, pois todas as vacinas em uso no Brasil são seguras e eficazes.