Guarulhos abre quatro UBS para atendimento do Programa Saúde Agora neste sábado (28)

Foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG

Consultas médicas e coleta de exame Papanicolau serão realizados mediante agendamento, que já pode ser feito diretamente nas UBS São Ricardo, Presidente Dutra, Marcos Freire e Nova Cidade

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) São Ricardo, Presidente Dutra, Marcos Freire e Nova Cidade atenderão neste sábado (28), das 08h às 16h, pelo Programa Saúde Agora. O agendamento para consultas médicas e exame Papanicolau já pode ser realizado diretamente nas unidades.

Já para outros procedimentos, como vacinas de rotina e testes rápidos para a detecção de HIV, sífilis e hepatite C, não será necessário agendar horário. Além disso, a vacinação contra Covid-19 nestas UBS acontecerá somente para aplicação de segunda dose em pessoas perderam o prazo.

As quatro UBS também farão a liberação de medicamentos nas respectivas farmácias e as equipes de enfermagem farão consultas, curativos, entre outros procedimentos com atendimento de demanda espontânea.

Depois de seis meses suspenso por conta do avanço da pandemia de coronavírus no início deste ano, Guarulhos retomou no último sábado (21) o Programa Saúde Agora, com o funcionamento de seis unidades.

O resultado foi a realização de 403 consultas médicas, 274 de enfermagem, 265 exames de Papanicolau coletados, bem como 82 testes rápidos para detecção do HIV, 81 para o diagnóstico da sífilis e 80 para hepatite C.

Também foram dispensados 445 medicamentos nas farmácias, 291 segundas doses contra a Covid-19 aplicadas, além de 17 vacinas de rotina administradas, entre outros serviços.