Guarulhos deve retomar vacinação contra a Covid-19; doses chegam nesta quarta (23)

Foto: Marcela Vasconcelos/Guarulhos Online

O Instituto Butantan entrega mais um lote da Coronavac, com 3,4 milhões de vacinas ao Ministério da Saúde nesta terça-feira (23). Serão lotes diários de 426 mil doses conforme o Governo de São Paulo havia anunciado durante a semana anterior.

Responsável majoritariamente pelo fornecimento de doses para o Plano Nacional de Imunização, o Instituto completa nesta terça, 120 anos. Ainda nesta semana, o Brasil chega com ascensão de casos à marca de um ano após o primeiro infectado pela Covid-19 no país.

O homem adulto se contaminou em uma viagem à Europa e desembarcou no aeroporto de Guarulhos em 26 de fevereiro de 2020. Em quase 365 dias, a cidade contabilizou 46 mil casos. Com 1,4 milhão de habitantes, o município vacinou menos de 50 mil pessoas até agora.

Durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, ao ser indagado sobre a situação de Guarulhos em meio a pandemia, o secretário de estado da saúde declarou que a avaliação do governo sobre o comportamento do vírus é diário e regionalizado.

Segundo dados do próprio estado, a cidade é a 2ª no ranking de mais mortes pela Covid-19, atrás apenas da capital, mas é a 9ª em número de casos. Na avaliação de Jean Gorinchteyn, houve a oferta de respiradores e ampliação de leitos, mas a população precisa fazer sua parte.

“Muitas vezes não é a nova cepa que tem essa característica de virulência, mas a circulação dela em uma população que deixa de atender as solicitações de seus gestores . o impacto de mortes está relacionado ao retardo na procura por assistência médica e à própria assistência médica que pode estar comprometida com sua qualidade”, destrinchou o médico.

O que o estado não pondera é o critério de distribuição de doses da vacina aos municípios. De acordo com Plano Nacional de Imunização, o Ministério da Saúde detém as doses e faz o repasse aos estados que transferem aos municípios para que só então sejam aplicadas.

O fato é que Guarulhos tem vacinado menos porque tem recebido menos doses de vacina, na comparação com outras cidades, conforme registros das secretárias municipal e estadual de saúde. Campinas por exemplo tem menos habitantes e menos mortos pela Covid-19, porém é o segundo no ranking de cidades que mais vacinaram no estado.

A vacinação que ocorria em dois drive thru na cidade está suspensa desde o dia 17 deste mês para profissionais da saúde. Um quinto lote do imunizante deve chegar à Guarulhos nos próximos dias, mas ainda não está confirmado o número de doses disponibilizadas à cidade desta vez.