Guarulhos está entre as 10 cidades que mais vacinam no estado, mas fica atrás de Campinas e São Bernardo do Campo

Foto: Marcela Vasconcelos/Guarulhos Online

O pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br agiliza o atendimento no momento da vacinação, segundo o estado

O estado de São Paulo vacinou 1.001.309 pessoas contra Covid-19 até as 16h30 desta terça-feira (09). De ontem para hoje foram mais de 100 mil pessoas imunizadas, segundo a secretaria estadual de saúde.

Os dados são do Vacinômetro, ferramenta digital, que permite a qualquer pessoa acompanhar em tempo real o número de vacinados no estado (confira em www.saopaulo.sp.gov.br). Guarulhos está entre os dez municípios do estado que mais vacinaram.

Diariamente os dados são disponibilizados pelas prefeituras, segundo os registros do sistema VaciVida, a ordem das cidades são:

  • São Paulo (266.092), Campinas (42.668), São Bernardo do Campo (23.853), São José do Rio Preto (21.512), Santos (20.093), Guarulhos (19.042), Santo André (18.143), Ribeirão Preto (17.669) , Bauru (10.820) e Sorocaba (10.309)

Leia mais > Com maior população e mais mortes, Guarulhos recebe menos doses da vacina contra Covid-19 que Campinas

Ontem (08) começou no estado a vacinação dos idosos acima de 90 anos de idade. São 206 mil pessoas nesta faixa etária que devem receber a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. Na próxima semana será a vez dos idosos acima de 85 anos.

Também segue no estado a vacinação dos profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência com mais de 18 anos vivendo em instituições de longa permanência, indígenas aldeados e quilombolas.

À medida que o Ministério da Saúde viabilizar mais doses, as novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação contra a Covid-19 serão divulgadas pelo Governo de São Paulo que repassa as doses aos municípios.

Pré-cadastro no site “Vacina Já”

O pré-cadastramento no site “Vacina Já” economiza 90% no tempo de atendimento para imunização: leva cerca de 1 minuto para quem preencheu o formulário. Presencialmente, em média, a coleta de informações leva cerca de 10 minutos.

A ferramenta ajuda a agilizar o atendimento e a evitar aglomerações. Não é um agendamento e o uso não é obrigatório para receber a vacina, mas utilizá-la contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão.

O pré-cadastro pode ser feito por familiares de idosos ou de qualquer pessoa que participe dos públicos previstos na campanha.