Guarulhos inicia vacinação em UBS para idosos 80+ na segunda (01)

Foto: Ivanildo Porto/PMG

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Gustavo Henric Costa (PSD) informou nesta quinta-feira (25) que oito unidades básicas de saúde (UBS) vão distribuir a primeira dose da vacina em pessoas com mais de 80 anos a partir da próxima segunda-feira (01).

Nesta quarta (24) o Consórcio de Municípios do Alto Tietê divulgou que a cidade obteve 7.850 doses no quinto lote de vacinas que chegou à região nesta quinta (25). Antes, o Condemat havia informado que Guarulhos teria apenas 5.040 doses do 5º lote e que seria Coronavac.

A quantidade e o fabricante de doses ainda não foram confirmados pela secretaria municipal de saúde. A cidade planeja retomar a vacinação por meio de drive thru para segunda dose, nos polos no Bosque Maia e no Pimentas, conforme publicou o prefeito nas redes sociais.

Guarulhos vacinou 43.769 pessoas até esta quarta-feira (24). As vacinas são enviadas pelo Ministério da Saúde à Secretaria de Estado da Saúde que repassa ao Centro de Vigilância Epidemiológica (GVE) com sede em Mogi das Cruzes.

O Condemat destacou que já oficializou o Governo do Estado quanto ao planejamento da campanha nos municípios, por causa da intercalação de fabricantes das doses. Já Guti, em entrevista no último sábado (20) afirmou que tenta uma reunião com a equipe do Palácio dos Bandeirantes para entender os critérios de distribuição das doses.

Diante da chegada de cada lote de vacinas é fundamental saber qual o fabricante para definir se a aplicação será destinada à segunda dose ou se novos grupos serão contemplados. Isso porque, a Coronavac/Butantan tem um intervalo de 15 dias entre as duas doses. Já a Oxford/Astrazeneca tem um recuo de 90 dias entre a primeira e a segunda dose.