Guarulhos libera vacina da Covid-19 em UBS para grupos já contemplados e faltantes da 2ª dose

Foto: Michel Wakin/Guarulhos Online

A ideia é eliminar cadastro e agendamento e aumentar o contingente de imunizados na cidade, confira quem está na lista

O Prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (PSD) anunciou nesta quinta-feira (10) durante uma live nas redes sociais, os públicos que poderão se vacinar contra a Covid-19 sem necessidade de cadastramento prévio ou agendamento direto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A medida visa antecipar a vacinação de alguns grupos e liberar do cadastro os públicos que já estão contemplados no Plano Estadual de Imunização (PEI). A administração municipal acredita que desta vai facilitar o acesso à vacina e garantir o repique da 2ª dose.

No entanto, o comparecimento em para a segunda aplicação está com ritmo mais baixo que em relação a primeira aplicação. Somente entre os dias 07 e 10 de junho, Guarulhos aplicou 18.774 primeiras doses e apenas 1.132 segundas doses, conforme dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde diariamente e registrados no portal VaciVida.

Confira os grupos que podem se vacinar sem agendamento prévio nas UBS

Podem procurar diretamente as UBS, das 09h às 16h, sem necessidade de agendamento prévio:

– Pessoa idosa (60 anos ou mais);

– Pessoa com síndrome de Down (18 anos ou mais): apresentar relatório médico;

– Trabalhador da saúde (18 anos ou mais): comprovar vinculação ativa com serviço de saúde do município de Guarulhos mediante apresentação de carteira de trabalho ou holerite (original e cópia), ou declaração emitida pelo serviço de saúde em papel timbrado contendo data, nome e assinatura do responsável. As cópias serão retidas pela UBS, exceto a declaração da empresa, que será retida a via original. 

– Pessoas com doença renal em diálise (18 anos ou mais): apresentar relatório médico;

– Pessoas transplantadas imunossuprimidas (18 anos ou mais): apresentar relatório médico;

– Gestantes e puérperas com comorbidades (18 anos ou mais): apresentar relatório médico;

– Gestantes e puérperas sem comorbidades (18 anos ou mais);

– Pessoas com deficiência permanente de 18 a 59 anos: apresentar relatório médico;

– Pessoas com comorbidades (18 anos ou mais): apresentar relatório/prescrição médica;

– Motoristas e cobradores de transporte intermunicipal (18 anos ou mais): comprovar vinculação ativa com serviço de transporte no município de Guarulhos;

– Motoristas e cobradores de transporte municipal (18 anos ou mais): comprovar vinculação ativa com serviço de transporte no município de Guarulhos;

– Segundas doses de pessoas que moram ou trabalham comprovadamente em Guarulhos e perderam a data do agendamento da 2ª dose.