Guarulhos supera 500 mil doses aplicadas, mas tem menos de 10% da população imunizada

Foto: Sidnei Barros/PMG

Até esta terça-feira (22) foram aplicadas 386.050 primeiras doses e apenas 121.476 segundas doses

Guarulhos ultrapassou a marca de meio milhão de doses aplicadas contra a Covid-19, foram ao todo 507.526 vacinas administradas até as 14h desta terça-feira (22). A cidade está com imunização vigente para pessoas maiores de 43 anos de idade.

Segundo a administração municipal, a cidade “segue um rigoroso controle das doses recebidas, bem como de todo o processo de imunização”. A afirmação se dá após a cidade de São Paulo suspender a vacinação nesta terça (22) por falta de doses.

A capital paulista, no entanto usou as doses de segunda aplicação para adiantar a vacinação na cidade. Guarulhos entretanto, não tem adotado o processo, conforme a Secretaria Municipal da Saúde.

A vacinação em Guarulhos é aplicada mediante a cadastro e agendamento online prévio, para acessar o sistema clique aqui. A imunização ocorre de segunda a sexta-feira das 09h às 16h em 66 das 69 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Apesar do sistema online ter sido criado para evitar aglomerações, conforme a própria Prefeitura de Guarulhos, o Prefeito Guti (PSD) divulgou nas redes sociais no sábado (19) que a imunização estava liberada durante o ‘Dia D’ sem agendamento para pessoas acima de 43 anos.

A medida levou dezenas de pessoas aos 12 postos destinados à imunização na cidade e causou longas filas de pessoas em busca da 1ª dose. A medida no entanto, fez a cidade sair de 457.098 doses aplicadas na sexta-feira (18) para 479.628 nesta segunda (21).

Para agilizar a vacinação, a recomendação, se possível, é de que a população leve impresso o formulário de cadastro do Vacivida, emitido após o agendamento. Além disso, é preciso apresentar comprovante de residência na cidade, documento de identidade com foto, CPF e cartão SUS, além dos documentos específicos exigidos para cada público.