Guarulhos ultrapassa 3 mil mortes por Covid-19

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Leitos de UTI e enfermarias da cidade tem índices em torno de 90%

Com números crescentes em 2021, a Covid-19 tem se alastrado pela cidade com mais força nos primeiros meses deste ano, na comparação com os três primeiros meses da pandemia, no ano passado quando o coronavírus tornou-se parte da rotina das pessoas.

A contaminação cresceu e o município passou nesta terça-feira (13) das 3 mil mortes pela doença. Já são 3.020 óbitos segundo balanço oficial da saúde municipal, outras 24 mortes estão em investigação para identificar a causa da morte ainda não divulgada.

Há mais de três semanas, Guarulhos tem índices perto dos 90% na taxa de ocupação de leitos destinados à Covid-19. Conforme o último boletim regional do vírus na cidade, a faixa etária com maior número de contaminações é entre 30 e 39 anos de idade.

Números chocam

Os números demostram que desde o começo da pandemia a maior incidência de contaminação varia entre 30 e 49 anos. Somados, os percentuais representam mais de 43% dos infectados na cidade.

Veja os percentuais de contaminação pela Covid-19 por faixa de idade:

Já em números de vidas perdidas pela gravidade da doença está a faixa de idade de 60 a 69 anos. O governo estadual anunciou nesta quarta-feira (14) novas datas para o começo da vacinação que vai contemplar este grupo, nos próximos dias.

Confira o percentual de mortes pela Covid-19 por faixa etária:

Por região

Entre os bairros que mais concentram infectados estão os que ficam próximos a região central, são 17.683 registros da doença e 897 óbitos até aqui. Na sequência estão os bairros próximos a Cantareira, com 13.755 casos e 816 mortes.

Logo atrás estão as regiões São João/Bonsucesso que tem 12.445 casos identificados e 542 óbitos seguido de Pimentas/Cumbica que possui menos casos que as regiões anteriores, 11.694 testes positivos, mas obteve 636 mortes pela doença.

Confira os percentuais da Covid-19 em cada região de saúde: