Hospital Padre Bento sofre com falta de médicos e população é prejudicada

Foto: Michel Wakin/Guarulhos Online

Secretaria Estadual da Saúde confirmou déficit de médicos nas áreas de neurologia, neurocirurgia e dermatologia; deputado cobra soluções ao governador João Doria (PSDB)

O Complexo Hospitalar Padre Bento (CHPBG), em Guarulhos, possui déficit de médicos nas áreas de neurologia, neurocirurgia e dermatologia. A informação foi levantada pelo secretário executivo da Secretaria de Estado da Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano, em resposta ao Requerimento de Informação 389/2021, de autoria do deputado Douglas Garcia (PTB).

Ainda em resposta ao requerimento, o secretario relatou que o custo operacional mensal do hospital é de R$ 6.361.430,00, sendo que 74% desse recurso é destinado para despesa com pessoal. No entanto, o CHPBG não consegue suprir a demanda porque aguarda nova autorização governamental para essas áreas.

Garcia indica que “diversos problemas” do Hospital Padre Bento foram reportados pelos usuários. Entre eles, uma das reclamações foi relacionada ao horário de funcionamento da farmácia do hospital. Segundo Eduardo Ribeiro, isso se deve ao déficit de profissionais para atuarem nesse departamento.

Diante das respostas, Douglas Garcia protocolou, na última terça-feira (15), a Indicação 3.020/2021, com o objetivo de cobrar providências ao governador João Doria (PSDB) para suprir o déficit de servidores do CHPBG.

No documento, ele afirma que, por conta do déficit de profissionais nas áreas mencionadas, o hospital tem que realizar plantões extras para cobertura da escala.

“Além disso, há necessidade de reposição de médicos dermatologistas, o que não ocorreu após dispensa/exoneração de três profissionais, o que acarretará em prejuízo aos pacientes quando do retorno das atividades no hospital”, ressalta a Indicação.

O hospital

O Complexo Hospitalar Padre Bento, fundado em 05 de junho de 1931, é um órgão da administração direta da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, subordinado à Coordenadoria de Serviços de Saúde.

Com 90 anos de atuação, o CHPBG atende a população da região do Alto Tietê e conta com várias especialidades clínicas e cirúrgicas.