Infectados pela Covid-19 podem doar plasma, saiba como

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nos mesmos moldes da doação de sangue, a iniciativa visa evitar novas internações pela doença

Pessoas cima de 18 anos que já foram infectados pela Covid-19 podem doar plasma ao Butantan. O Instituto criou uma rede de distribuição do material e uma campanha em que pede a doação em laboratórios conveniados com a rede estadual de saúde.

O plasma é a parte líquida retirada do sangue, ele contém anticorpos que neutralizam o SARS-SoV-2, o coronavírus. O objetivo é transferir anticorpos, de maneira passiva, ao paciente infectado até que seu organismo tenha tempo para resposta imune.

Segundo o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, o plasma é uma vacina instantânea, concentrado de anticorpos que vai tratar pacientes em casos iniciais. A doação, portanto segue as mesmas regras da doação de sangue.

A meta é atingir pacientes internados que tem mais 60 anos, possuem comorbidades ou sejam imunossuprimidos. O público-alvo atinge aos que tiveram diagnóstico comprovado de Covid-19 e apresentaram sintomas há no máximo 72 horas.

Confira mais informações e locais de doação no site do Instituto.

Guarulhos conta com três postos de doação de sangue, os Hemocentros São Lucas, Hospital Geral de Guarulhos e Hospital Stella Maris. A reportagem do Guarulhos Online tentou contato com os três locais, mas não obteve resposta quanto ao posto do HGG.

Já o Hemocentro São Lucas informou que está recebendo doações, mas somente de pessoas do sexo masculino e não há necessidade de agendamento. Já no posto Stella Maris, no momento não há coleta deste material.