Lote com 1,5 milhão de doses da vacina Janssen chega ao Aeroporto de Guarulhos

Foto: Reprodução

A imunização com a vacina é feita em dose única; contrato firmado com a farmacêutica prevê a entrega de um total de 38 milhões de doses

O primeiro lote com 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen desembarcou, nesta terça-feira (22), no Aeroporto Internacional de Guarulhos. A previsão anterior é de que o país recebesse 3 milhões de doses deste imunizante, mas a entrega não se concretizou.

O Ministério da Saúde apontou que o contrato firmado com a farmacêutica, anunciado em março, prevê a entrega de 38 milhões de doses. De acordo com o ministro da pasta, Marcelo Queiroga, o imunizante oferece uma “vantagem”, pois é aplicado em dose única.

“Essa vacina tem uma vantagem de ser dose única. E, com isso, conseguimos avançar no nosso programa de imunização”, afirmou.

O ministério indicou ainda que o imunizante teve sua validade estendida, passando de três para quatro meses e meio. A validade original era até 27 de junho. Com isso, as doses deste lote poderão ser utilizadas até agosto.

Durante audiência pública da Comissão Temporária da Covid-19, no Senado, nessa segunda-feira (21), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga voltou a afirmar que o governo planeja a vacinação, com ao menos uma dose, de 70% dos adultos até setembro, e a imunização completa de todas as pessoas acima de 18 anos até dezembro.

*Com informações do Brasil 61