Mais de 15 mil pessoas faltaram para 2ª dose da vacina da Covid-19 em Guarulhos

Foto: Ivanildo Porto/PMG

em julho foram 12.943 pessoas que deveriam ter retornado aos postos

Em toda cidade há pelo menos 15.535 pessoas que, não retornaram para tomar a 2ª dose da vacina contra Covid-19. Só em julho foram 12.943 pessoas, segundo declarou o Prefeito Gustavo Henric Costa (PSD) em live nas redes sociais nesta sexta-feira (30).

“Não adianta 80% do público adulto da cidade estar imunizado só com a primeira dose, é necessário retornar aos postos para completar o esquema vacinal”, disse. De acordo com os boletins da Secretaria Municipal de Saúde, somadas 707.453 pessoas receberam a 1ª dose ou a dose única.

No entanto, apenas 157.668 guarulhenses tomaram as duas doses da vacina e estão com esquema vacinal completo. Para completar a imunização, o processo nos postos é mais rápido durante a segunda dose, basta levar o documento recebido durante a 1ª dose e comparecer mesmo após a data marcada.

Até o dia 09 de agosto, o prefeito Guti (PSD) disse que estima vacinar com primeira dose pessoas acima de 18 anos. Em 16 de agosto deve iniciar a vacinação de adolescentes com comorbidades, acima de 12 anos, em consonância com o calendário estadual.

O cronograma, porém, depende do envio de doses, por parte do governo Doria à cidade, que tem recebido volumes consideráveis de imunizantes. Até o fechamento desta reportagem foram ao todo, 1.038.391 doses enviadas para Guarulhos, segundo dados do Vacinômetro.