Novo lote com 12.940 doses da Coronavac chega a Guarulhos

Foto: Ivanildo Porto/PMG

A cidade recebeu nesta terça-feira (02) mais 12.940 doses da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Segundo a prefeitura, a imunização já começou em trabalhadores que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

De acordo com a prévia que contabiliza as vacinas aplicadas até as 12h, todos os dias, Guarulhos já imunizou 13.851 pessoas. Entretanto, o percentual equivale apenas 1% da população do município.

Segundo o Mapa da Vacinação contra a Covid-19 no Brasil, o município supera São Paulo, que vacinou apenas 0,97% de sua população. Nesta quarta-feira (03) deverão ser contemplados os trabalhadores dos serviços especializados de saúde e indígenas aldeados.

A logística será a mesma adotada nesta terça-feira, quando quatro equipes saíram da sede da Secretaria da Saúde escoltadas por viaturas da Guarda Civil Municipal e percorreram as UBS para imunizar os profissionais.

Já na quinta e sexta-feira, dias 4 e 5, serão contempladas todas as Instituições de Longa Permanência para Idosos (Asilos), com estratégia em formato semelhante.

Vacinação chega aos idosos na semana que vem

A partir de segunda-feira (08) dos 12.940 imunizantes da Coronavac que chegaram a Guarulhos hoje, 9.590 serão utilizados para completar a vacinação dos trabalhadores de saúde e 3.350 para iniciar a imunização de idosos acima de 90 anos.

Com esse novo lote, somado às 13.680 doses da mesma marca recebidas em 20 de janeiro, já são 26.620 vacinas da farmacêutica chinesa Sinovac entregues ao município. No entanto, vale destacar que esse montante é suficiente para imunizar 13.310 pessoas, uma vez que metade das vacinas CoronaVac ficarão reservadas para garantir a aplicação da segunda dose.

Além disso, Guarulhos recebeu no último dia 26 mais 10.520 imunizantes da AstraZeneca, que serão utilizados em sua totalidade, uma vez que a reaplicação ocorre três meses após. Dessa forma, com a quantia total de 37.140 vacinas entregues até agora, o município conseguirá vacinar 23.830 pessoas.