Parceria com o Butantan leva testes de Covid-19 a aldeia indígena em Guarulhos

Foto: Divulgação/PMG

Uma parceria entre a Secretaria da Saúde de Guarulhos e o Instituto Butantan vai ofertar testes rápidos de Covid-19 para a população indígena cadastrada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Cabuçu, serviço de referência à saúde dos povos indígenas na cidade. A testagem será realizada nesta terça-feira (16) na aldeia Filhos desta Terra, localizada nas proximidades da UBS.

Os mais de cem testes serão fornecidos pelo Instituto Butantan e a coleta do exame será realizada pelos profissionais da rede municipal de saúde e também por três técnicos de enfermagem do instituto. Em caso de indígena sintomático de Covid-19, o Butantan ainda colherá o PCR, análise que consiste na pesquisa direta do vírus das mucosas das narinas e orofaringe.

Além dos testes para o diagnóstico da Covid-19, a ação contará com orientações de prevenção ao novo coronavírus, bem como com atualização cadastral, se necessário. Para tanto, estarão envolvidos tanto os profissionais do Instituto Butantan como os da UBS Cabuçu, incluindo o gerente, médico, enfermeira, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde, com apoio das equipes Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Residentes Multiprofissionais e Rede de Atenção aos Direitos Humanos da Região de Saúde Cantareira.

“Estamos diariamente monitorando as Unidades Básicas de Saúde frente à pandemia e esta parceria corrobora os cuidados de saúde à população indígena”, ressalta Alice Aparecida dos Santos, que coordena a área técnica de saúde da população indígena do Departamento de Assistência Integral à Saúde.