Pazuello diz que se houver demanda e preço ‘nós vamos comprar’ vacina do Butantan

Foto: REUTERS/Thomas Peter/Direitos Reservados

Em uma reunião na manhã desta terça-feira (08) entre Eduardo Pazuello e os governadores, o Ministro da Saúde afirmou que o governo federal vai comprar a Coronavac, se houver demanda e preço. Na ocasião Pazuello se referiu ao imunizante como a ‘vacina do Butantan’.

A declaração veio após o governador João Doria (PSDB), questionar o Ministério da Saúde sobre a aquisição da Coronavac. A vacina está sendo produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

A Coronavac está na terceira fase 3 de testes, a última etapa antes da aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e por fim o registro final. Mas, o governo de São Paulo já apresentou um plano de imunização com calendário previsto entre janeiro e março de 2021.

O governo federal, no entanto, já liberou verba para outras vacinas que também estão na fase de testes e não foram registradas pela Anvisa. Ontem (07) pelas redes sociais, o presidente Bolsonaro (sem partido) destacou de que após o registro o governo fornecerá vacina a todos.