Por que é importante preencher o cadastro no site ‘Vacina Já’ antes de ir ao posto de vacinação?

Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG

De acordo com a Câmara Técnica de Saúde do Condemat o cadastro é utilizado pelo Estado para contabilizar o envio de doses a determinados grupos

A coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) Adriana Martins, faz um alerta a população para que faça o cadastro prévio na plataforma Vacina Já, da Secretaria de Estado da Saúde.

O cadastro já está aberto para a população em geral, considerando o calendário do Plano Estadual de Imunização (PEI), que prevê a vacinação de jovens acima de 18 anos. Ele serve para acelerar o processo durante a vacinação e orienta a organização e planejamento em cada município.

Em alguns municípios da região, este é o único cadastro exigido para a aplicação da vacina, o que não é o caso de Guarulhos, que pede agendamento online. O Vacina Já auxilia no planejamento da imunização, mas também é uma ferramenta utilizada pelo Estado para contabilizar o envio de doses a determinados grupos, conforme Adriana.

Para efetuar o cadastro basta acessar o site www.vacinaja.sp.gov.br.